historia bombeiros voluntarios povoa de lanhoso

história

Em 1904, fazendo-se sentir na vila da Póvoa de Lanhoso a falta de “um corpo de bombeiros”, regalia de que já dispunham vários outros concelhos do distrito de Braga, o benemérito António Ferreira Lopes decidiu dar-lhe vida.
Para o efeito disponibilizou uma sala no rés-de-chão da casa de espetáculos que acabara de mandar edificar na terra (o Theatro Club), pagou do seu bolso os custos com fardamentos e restante material de combate a fogos, entre o qual se encontrava um carro de tração animal para transporte de homens, e pediu a seu irmão Emílio António que, por estar a residir permanentemente na vila, assumisse a presidência e comando da instituição. António Lopes ofereceu aos bombeiros, pouco depois, um carro fúnebre, passando a corporação a fazer o transporte de cadáveres ao cemitério.
Na mesma época, dotou os Bombeiros de uma banda filarmónica que fez a delícia dos muitos melómanos do concelho, incluindo-se nesse grupo o próprio fundador.
Com altos e baixos, com desistências e refundações, a corporação foi resistindo às dificuldades causadas pelas condicionantes do tempo. Em 1912, foi a corporação refundada depois de cerca de dois anos de inação, adquirindo nesse ano, ainda com dinheiro de António Lopes, novos materiais e mais um veículo de combate a incêndios (carro com bomba manual) e, em meados da década de 1930, estando já morto o fundador, foi mais uma vez refundada, tendo a partir dessa altura atingido definitiva estabilidade, sobretudo devido ao esforço e à competência do grande comandante em que se transformou Luís Pinto da Silva.

De então para cá, a corporação povoense, tendo conhecido várias direções, comandantes, segundos comandantes, chefes e bombeiros, afirmou-se como uma das mais valorosas da região.

Na década de 1980 a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso vendeu à câmara o Theatro Clube, que, entretanto, na década de 1950, lhes tinha sido doado pelo casal Anita Guimarães Lopes e Dílio Silva, construindo um novo quartel na avenida da República.
Este quartel foi ampliado na primeira década do século XX, sendo hoje reconhecido como um dos melhores quartéis da região.

fale connosco!

Entre em contacto connosco se pretender mais informações sobre a Associação dos Bombeiros Voluntários de Póvoa de Lanhoso.

ajuda os bombeiros voluntários a ajudar!